sexta-feira, 4 de abril de 2014


Qual a ultraestrutura da membrana celular?
   A membrana celular é formada por: lípidos e proteínas. O grupo dos lípidos engloba os fosfolípidos, glicolípidos e colesterol. O grupo das proteínas engloba as permeases, ATP-ases, glicoproteínas e outras proteínas.
   A maioria destas moléculas são anfipáticas.

O modelo de davson-danielli,1954, não é apoiado por vários motivos:
Ø  As proteínas não são suficientes para cobrir toda a superfície da membrana;
Ø  Quando se sujeitavam as membranas a uma ação enzimática, a camada lipídica era mais facilmente danificada que as proteínas;
Ø  Entre outros.
Modelo do mosaico fluido (Singer e Nicholson)
   Existe uma bicamada fosfolipídica, quase continua, onde estão intercaladas proteínas intrínsecas ou intedradas, entre estas as transmembranares.
   Existe proteínas extrínsecas ou periféricas ligadas á parte hidrófilica dos fosfolípidos.
   Existe glícidos associados a lípidos (glicolípidos) e a proteínas (glicoproteínas).
   A fluidez da membrana resulta do movimento lateral dos lípidos e das proteínas. Os lípidos podem também apresentar movimentos de flip-flop.
Movimentos transmembranares. Estes movimentos distinguem dois processos: processos físicos e processos fisiológicos ou mediados.
   Processos físicos são os constituintes da membrana, não intervêm ativamente e as moléculas deslocam-se a favor do gradiente de concentração e sem gasto de energia; estes engobam a osmose (movimento da agua) e a difusão simples.
   Os processos fisiológicos são os constituintes da membrana (proteínas), intervêm ativamente podendo as substancias deslocam-se a favor ou contra o gradiente de concentração; estes englobam a difusão facilitada, o transporte ativo, a endocitose e a exocitose.
   Bibliografia: https://www.google.pt/search?q=ultraestrutura+da+membrana+celular&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Wr0sU_DlH4q70wWp44CoDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=699#facrc=_&imgdii=_&imgrc=yJONx0Z95bHnmM%253A%3BDQlYAT6ZFJd-BM%

Sem comentários:

Enviar um comentário