sábado, 5 de abril de 2014

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos.
   Os seres autotróficos (transformam a matéria mineral em matéria orgânica), estes utilizam fontes de energia como a luz (fotoautotróficos ou fotossintéticos) e como os compostos orgânicos (quimioautotroficos ou quimiossintéticos).
  Seres fotossintéticos como: cianobactérias; algas e plantas. Os seres fotoautotróficos são a base de sobrevivência dos seres heterotróficos nos ambientes iluminados. 
  Seres quimiossintéticos como: bactérias sulfurosas; bactérias ferrosas e bactérias vitrificantes. Os seres quimioautotróficos são a base de sobrevivência dos seres heterotróficos nos ambientes não iluminados.
 A junção da luz e dos compostos orgânicos formam a molécula rica em energia facilmente utilizável chamada ATP. Esta molécula transforma os compostos inorgânicos em compostos orgânicos. É formada por adenina e ADP.
  ATP é a molécula presente nos seres vivos que permite armazenar pequenas quantidades de energia.
  Hidrólise do ATP: o ATP é desfosforilado, a ATP origina ADP e a reação é exoenergetica.
  Síntese do ADP: o ADP é fosforilado, o ADP origina ATP e a reação é endoenergética.
   O processo fotossintético-captação da luz:
 As moléculas responsáveis pela captação da luz são os pigmentos fotossintéticos.
   Localização dos pigmentos:
 Nas cianobactérias os pigmentos fotossintéticos encontram-se em lamelas, provenientes de invaginações da membrana celular.
 Nas algas e nas plantas os pigmentos fotossintéticos encontram-se no interior de cloroplastos.
 https://www.google.pt/search?q=Obtenção+de+matéria+pelos+seres+autotróficos.&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Q-M5U5KeF7Kv7Abo9ICIAg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=782&bih=671#q=molecula+de+ATP+e+ADP&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=sJ3LZ-YKX1zDrM%253A%3B1sWirtpG

                

Sem comentários:

Enviar um comentário