quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

     Terra um planeta muito especial
  Apesar das semelhanças de cada um apresentam varias características como: morfológicas, geológicas e ambientais únicas.
  A geologia planetária tem como objetivo estudar os planetas e a estrutura interna dos planetas, a cartografia e albeto, a composição e a cronologia relativa e absoluta.
  O estudo dos planetas permitiu identificar três tipos de estrutura: endógenas, exógena e exóticas.
  As estruturas endógenas originam-se por processos e forças que atuam no interior dos planetas, as estruturas exógenas originam-se por processos e forças que se originam á sua superfície e as exóticas originam-se por processos e forças que têm origem no exterior dos planetas.
  Existem dois planetas que são geologicamente inativos, ou seja, não apresentam sinais atuais de dinâmica interna ou externa como: Mercúrio e Marte. Contrariamente, os planetas Vénus e Terra são geologicamente ativos, pois apresentam sinais atuais de dinâmica interna e externa.
  A atividade geológica resulta da açao de um agente modificador.
  Os agentes modificadores podem ser externos ou internos, os externos resultam do calor irradiado pelo sol, da água e do impacto dos meteoritos.  
  Os agentes internos resultam da acreção do planeta, da contração gravítica e do decaimento radiactivo.
  A intenção gravitacional entre a Terra e a Lua é responsável pelas marés dos oceanos e pela rotação mais lenta da Terra.
  Dentro deste sistema Terra-Lua existem mares lunares. Estes são zonas planas e escuras, apresentam poucas crateras de impacto e apresentam mascons.
  Os continentes lunares são zonas acidentadas, claras e formadas por anortositos e noritos. Ocupam grande parte da superfície e apresentam muitas crateras de impacto.
  Na lua não existe água, nem atmosfera e por isso não ocorre erosão hidráulica ou eólica.
  Na lua existe rególito que é um material acinzentado que cobre as rochas lunares, é um pó fino de várias dimensões. De dia dilatam e á noites contraem-se com o frio.
  A lua é como se fosse um “fóssil” da Terra, é contemporânea da Terra, é geologicamente inactivo e permite obter dados sobre os constituintes da Terra.
  A Terra é um planeta especial devido a esta não estar nem muito longe nem pouco próximo do sol, havendo assim existência de água.

  A sua atmosfera possui camada de ozono, a temperatura não varia muito, apresenta massa suficiente para possuir uma força de gravidade e é o único planeta onde se conhece vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário