sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

As intervenções do homem nos subsistemas terrestres

Devido ao crescimento populacional e ao desenvolvimento económico e tecnológico, este aumenta a exploração dos recursos naturais.
Os recursos naturais são elementos constituintes da Terra com utilidade para o Homem, no sentido de permitir a sua sobrevivência e o desenvolvimento da civilização.
Recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser substituídos de tempos a tempos por exemplo: Hídricos, Solos, Energias: solar, hidroeléctrica, geotérmica, …
Recursos naturais não renováveis são aqueles que a terra possui quantidades de certos materiais que por maiores que possam parecer são limitados e na maior parte das situações podem demorar milhões de anos a serem renovados, ou seja, os materiais são finitos.
O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do ser humano no presente sem por em causa as necessidades das gerações futuras.
O crescimento demográfico, a desertificação de certas áreas e a poluição de outras levam a uma maior ocupação de áreas de risco geológico, as populações humanas ficam sujeitas, com maior probabilidade, a desastres geológicos como: erupções vulcânicas, deslizamento de terrenos, sismos, inundações…
As ocupações de áreas de risco são: zonas costeiras, leito de cheias de rios e vertentes com forte inclinação.
A produção de resíduos consiste no aumento da exploração dos recursos naturais.
A poluição pode afectar o solo, o ar e a água.

Para defesa do ambiente e contributo para um desenvolvimento mais sustentável foi criada a politica dos cinco R  que são: reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário