quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Pequenos corpos do sistema solar:

Asteróides
São corpos de pequenas dimensões e de forma irregular, existem aos milhões, mas apenas duas centenas apresentam diâmetro superior a100km,sendo corpos diferenciados ou seja tem uma estrutura externa em camadas. 
    A origem dos asteróides e explicada pelo resultado das condensações da nebulosa solar original, mas que não conseguiram aglomerar toda a matéria em volta na forma de um planeta do sistema solar, devido à existência de planetas maiores ou então que um asteróide pode resultar da colisão de planetas ou outros corpos.
 Os asteróides localizam se na cintura de asteróides e também na cintura de kuiper. São muito escuros e absorvem a luz com facilidade.

Cometas
São corpos de pequenas dimensões (1-10km) esféricos constituídos por poeiras, agua e gases congelados, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. Os cometas podem ter origem na cintura de kuiper ou na nuvem de Oort. Apresentam orbitas muito excêntricas. Quando se aproximam do sol aquecem e sofrem o efeito do vento solar.
Os cometas são constituídos por: núcleo, cabeleira e cauda.
O núcleo é sólido, composto por uma espécie de gelo sujo, a cada passagem pelo sol seu diâmetro diminui alguns, podendo ser vistos várias vezes.
A cabeleira aparece sob a forma de nebulosidade sobre o núcleo como uma espécie de atmosfera que pode ter seu volume muito maior do que o da terra.
A cauda a cada passagem pelo sol o diâmetro do núcleo diminua em alguns metros. Os cometas possuem dois tipos de caudas: uma constituída por poeira e a outra por plasma. A cauda é formada por uma onda electromagnética e pelo vento solar, aponta sempre a direcção radial contrária ao sol.~

Meteoróides:
Os meteoróides são corpos de dimensões variáveis que, uma vez atraídos pela força da gravidade dos planetas podem chocar com a sua superfície. Os meteoróides podem ter origem na degradação de cometas ou na colisão entre dois asteróides.
Os meteoróides quando vaporizam-se na atmosfera designam-se meteoros e quando são encontrados na superfície terreste designam- se meteoritos.
Meteoritos-crateras de impacto
 As crateras de impacto são depressões circulares, com bordos elevados, pela acumulação de material proveniente do meteorito e ejectado do solo. As maiores crateras apresentam uma elevação ou em anel central, originados pelas ondas de descompressão e paredes com terraços. A dimensão, o aspeto e a profundidade da cratera estão relacionados com a dimensão dos meteoritos.

Classificação dos meteoritos e meteoróides
Sideritos ou férreos: São, essencialmente, formados por uma liga metálica de ferro e níquel e apresentam inclusões de um mineral não muito frequente na Terra – a troilite.
Siderólitos ou petroférreos:São constituídos por proporções idênticas de minerais silicatados, tal como feldspato, e de uma liga metálica de ferro e níquel.
 Aerólitos ou pétreos: Possuem na sua composição uma elevada percentagem de minerais silicatados e uma reduzida percentagem da liga ferro e níquel. Podem ser:
Condritos: São meteoritos pétreos com côndrulos (pequenos agregados esféricos, com cerca de 1 mm de diâmetro, de minerais de alta temperatura, tais como a olivina e a piroxena).Podem ser: Ordinários ou Carbonáceos.
Acondritos: São meteoritos pétreos de textura homogénea ou seja sem o desenvolvimento de côndrulos, apresentando grande semelhança com as rochas da superfície terrestre, em composição e textura.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário