sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sismologia!
É o ramo da geologia que se dedica ao estudo dos sismos, as suas causas e os seus efeitos.
Um sismo é um movimento vibratório brusco da superfície terreste, originado pela súbita libertação de energia por parte dos materiais litológicos.
Os sismos podem classificar-se em: microssismos que não causam danos significativos ou são mesmo impercetíveis ou em macrossismos que libertam grande quantidade de energia, sendo muito perceptíveis á população.

As causas que estão na origem dos sismos podem ser: naturais como: sismos de colapso, sismos vulcânicos ou sismos tectónicos ou artificiais.
Os sismos tectónicos resultam do acumular de tensões provocadas por movimentos tectónicos. Os movimentos tectónicos podem implicar três tipos de forças:
  Forças compressivas que provocam a compressão dos materiais uns contra os outros, diminuindo a distância entre as partículas, e originam falhas inversas.
 Forças distensivas que distendem os materiais, aumentando a distância entre as partículas, e originam falhas normais.
 Forças de cisalhamento que correspondem a movimentos horizontais que provocam o estreitamento e a distensão dos materiais, originando falhas transformantes.

Teoria do Ressalto Elástico!
A teoria do ressalto elástico enunciada por Henry Reid tenta explicar a origem dos sismos tectónicos:

   As rochas sofrem deformações elásticas devido á atuação das forças (compressivas, distensivas ou de cisalhamento).
Á medidas que vão sendo deformadas, devido á acção de forças, as rochas vão acumulando energia.
 Quando, sob a acção das forças ultrapassam o limite de elasticidade, dá-se a rutura da rocha e o deslocamento dos 2 blocos rochosos (falha) com libertação brusca de toda a energia acumulada, produzindo calor, trituração do material na falha e ondas sísmicas. O material, após a formação da falha, recupera a forma inicial, isto é, deixa de estar deformado.


 bibliografia: caderno 10º geologia 

Sem comentários:

Enviar um comentário