sábado, 8 de fevereiro de 2014

  Existem parâmetros para caracterizar um sismo, podem ser: foco e hipocentro; epicentro; profundidade local; frente de onda; raio sísmico.
   O epicentro do sismo pode ser na terra mas também pode ser no mar, quando isso acontece forma um maremoto ou um tsunami ou rás de maré.
   Quando o epicentro se desloca no mar, a deslocação súbita das rochas forma uma onda. Esta onda percorre o oceano a uma grande velocidade que per vezes passa despercebida. Ao atingir águas pouco profundas a sua velocidade diminui o que faz com que esta se torne mais alta e íngreme atingindo a costa com muita força.
   As ondas sísmicas são manifestações da energia libertada no foco correspondentes as vibrações das partículas rochosas.
 As ondas podem ser: de volume ou profundas- são ondas que se geram no foco sísmico e propagam-se no interior da terra, estas  englobam: as ondas P (primárias, longitudinais ou de compressão)e as ondas S ( secundarias ou transversais), no entanto também podem ser ondas superficiais, longas ou L-estas resultam da interferência das ondas interiores á superfície terrestre: ondas de love ou ondas R ou de Rayleigh.
     Ondas P => vibram paralelamente á direcção da propagação da onda, propagam-se nos três estados(sólido, líquido e gasoso) e são as ondas com maior velocidade.
     Ondas S=> vibram perpendicularmente á direcção da propagação da onda, propagam-se apenas no estado sólido e são mais lentas do que as ondas P.
 propagam-se em diferentes sentidos, atingem diferentes estações sismográficas diferentes porque a distância epicentral é diferentes. 
       Ondas de Love=> vibram horizontalmente fazendo um ângulo reto com a propagação da onda, propagam-se apenas no estado sólido e são ondas lentas(3,0km/s).
     Ondas de Rayleigh=>descrevem um movimento elíptico perpendicular á onda, propagam-se no meio sólidos e são as ondas mais lentas e as mais destruidoras.
     A velocidade das ondas P é directamente proporcional á compressibilidade e á rigidez dos materiais e inversamente proporcional á densidade dos mesmos.
     A velocidade das ondas S é directamente proporcional á rigidez dos materiais, não dependem da incompressibilidade e é inversamente proporcional é densidade.
     O registo das vibrações sísmicas feitas pelos sismógrafos permite-nos retirar informações acerca das características das zonas terrestres atravessadas pelas ondas sísmicas permite-nos  também determinar o hipocentro, o epicentro e a energia libertada no foco.
     Em suma , as ondas sísmicas
Bibliografia :caderno 10º geologia
https://www.google.pt/search?q=sismologia&espv=210&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=D1X2UvKvLezA7Aasx4DoDQ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=699#q=teoria+do+ressalto+el%C3
http://cienciasilvia.blogspot.pt/2011/09/as-ondas-sismicas-e-as-3-fases-dos.html



Sem comentários:

Enviar um comentário