sexta-feira, 1 de novembro de 2013

         Cada rocha tem uma história para contar.
     As rochas são importantes porque permitem-no conhecer a história da terra.      Existem três tipos de rochas nomeadamente: as rochas sedimentares, as rochas magmáticas e as rochas metamórficas.
     Os sedimentos, das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos por areias e conchas de organismos. Estes, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo depois transportados pela erosão.
     Na diagénese passam por três etapas sendo elas: a compactação, a cimentação e a recristilização.
     Existirá só apenas um tipo de sedimentos? Não... Existem: os sedimentos detríticos; os sedimentos de origem química e os sedimentos biogénicos.
     Cada camada que se forma sobrepõe-se e comprime as mais antigas situadas por baixo dela.



     As rochas são agregadas naturais constituídos por um ou mais minerais.  
    A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
    Estas passam por 2 processos de formação, a que se dá o nome de sedimentogénese e da diagénese. Dentro da sedimentogénese passam por várias etapas: pelas rochas pré-existentes, pela meteorização (química ou física), erosão, transporte e sedimentação.


     A estratificação das rochas sedimentares é o princípio da sobreposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário